Diários #13 | Minhas 3 aquisições de agosto

No (quase) interminável mês de agosto, três novos livros foram acrescentados à minha biblioteca. Hoje eu mostro quais são esses livros e conto as formas curiosas como eles chegaram até mim.

Meu “primeiro livro novo” do mês foi Solaris. Eu divulguei no Facebook a promoção relâmpago da Editora Aleph que a Amazon fez, e meu pai viu a postagem. Ele decidiu então que queria me presentear com um livro, e mandou que eu escolhesse um. Optei por esse clássico do polonês Stanislaw Lem. Essa edição ficou incrível, com capa dura e a famosa pintura trilateral. Outro destaque é a capa de Pedro Inoue, que revela a imagem de um esqueleto quando é virada de cabeça para baixo!

Solaris
Autor: Stanislaw Lem
Tradução: Eneida Favre
Editora: Aleph
Páginas: 320
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2wpKyol

Sinopse da editora: Quando o psicólogo Kris Kelvin chega em Solaris para estudar o oceano vivo – e possivelmente inteligente – que cobre a superfície do planeta, ele encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo Kelvin descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta. Publicado pela primeira vez em 1961, este clássico da ficção científica, aqui traduzido diretamente do polonês, ganhou três adaptações cinematográficas, sendo que a versão dirigida por Andrei Tarkovsky em 1972, recebeu o Grand Prix no Festival de Cannes.

Depois veio a Book Friday, e, novamente, a Aleph e o Facebook me levaram ao segundo livro de agosto (apesar de eu ter jurado que não compraria nada). Li uma postagem da Aleph sobre a edição comemorativa de Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick, que terá um ensaio escrito por Rodrigo Fresán. Após essa informação, a postagem tinha uma súplica: “por favor leiam O fundo do céu”. Adivinha qual livro estava por apenas R$ 10,90 na Book Friday? E olha que eu quase não consegui comprar; precisei entrar na lista de espera e tudo mais… Mas, no fim, comprei.

O fundo do céu
Autor: Rodrigo Fresán
Tradução: Antônio Xerxenesky
Editora: Cosac Naify
Páginas: 352
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2xDClf1

Sinopse da editora: Um dos mais originais escritores latino-americanos da atualidade, Rodrigo Fresán (1963) realiza em O fundo do céu seu feito mais radical. Apaixonado por ficção científica, ele cria um romance não linear que homenageia esse gênero. Na história, dois jovens amigos, loucos por sci-fi¸ compartilham também o trágico amor por uma mesma menina, linda e misteriosa. A beleza e a profundidade das frases, aliadas à variedade de vozes narrativas e às oscilações temporais, conduzem o leitor por uma viagem de estranheza hipnótica. De John Cheever a Kurt Vonnegut, de Philip K. Dick a Stanley Kubrick, passando por Bioy Casares e Ray Bradbury, o livro presta tributo aos grandes mestres da ficção científica e suas adjacências.

Por fim, ganhei também A incrível viagem de Shackleton. A tia da minha noiva comprou esse livro pra dar de presente para o marido, depois de ler a minha indicação nas minhas 7 sugestões de livros para presentear no Dia dos Pais. Quando o livro chegou, ele estava viajando e ela acabou jogando a nota fiscal e a embalagem fora. Quando ele retornou e ganhou o presente, contou que não só já tinha lido o livro como também já tinha um exemplar do próprio. Resultado: acabei herdando mais um obra para a minha coleção.

A incrível viagem de Shackleton
Autor: Alfred Lansing
Tradução: Sérgio Flaksman
Editora: Sextante
Páginas: 352
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2epWNr2

Sinopse da editora: No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente antártico, passando pelo Pólo Sul. Mas, a apenas um dia do ponto de desembarque planejado, o Endurance fica aprisionado num banco de gelo no mar de Weddell e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem em placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de retorno à civilização nos botes salva-vidas. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Alfred Lansing reconstrói as dificuldades que a tripulação do Endurance enfrentou. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida.

Você já leu algum desses? E quais foram os últimos livros que entraram na sua biblioteca? Conte pra mim nos comentários!

Fotos: Lucas Furlan

2 comentários em “Diários #13 | Minhas 3 aquisições de agosto

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s