Obras do autor saem no Brasil pelas editoras Companhia das Letras e Fósforo
O escritor e dramaturgo norueguês Jon Fosse é o ganhador do Nobel de Literatura de 2023. Segundo a Academia Sueca, a escolha se deu “por suas peças de teatro e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.
Fosse, de 64 anos, é um grande nome da cultura norueguesa. Segundo a Folha de S.Paulo, o autor é o dramaturgo mais montado no país desde Henrik Ibsen. Ele vive em uma residência oficial concedida pelo rei.
Jon Fosse não é muito conhecido no Brasil, mas isso deve mudar em breve. A Companhia das Letras acaba de publicar o romance “É a Ales”, e lança no ano que vem o premiado livro “Trilogia”, que reúne três novelas sobre um jovem casal.
Outras obras do autor vão sair pela editora Fósforo. Está em pré-venda — com lançamento em 19/10 — o breve romance “Brancura”. Para 2024 estão previstas duas antologias, uma de poemas e outra de peças. Em 2025 é a vez de “Septologia”, um calhamaço de mais de mil páginas que é considerado a obra-prima do escritor.

Eu não conheço o trabalho de Jon Fosse, mas já estou com o e-book de “É a Ales” em mãos, que foi enviado para mim pela Companhia das Letras. Depois de ler, volto aqui pra gente conversar mais sobre ele.
Conte pra mim nos comentários se você já conhecia o autor e o que achou da escolha da Academia Sueca.

