Análise | Game of Thrones: The Queen’s Justice (S07E03) – Com spoilers

The queen’s justice, terceiro episódio da atual temporada de Game of thrones, teve tudo o que deu fama ao seriado: intrigas, reviravoltas, nudez, violência, morte de personagens importantes, além de encontros e reencontros aguardados há muito tempo. Também deixou claro quem está liderando a disputa pelo trono de ferro. O texto a seguir contém muitos spoilers, então, se não quiser saber o que aconteceu no último domingo, pare de ler por aqui.

Juntos finalmente

Depois de muita expectativa, Jon Snow e Daenerys Targaryen finalmente se conheceram em Pedra do Dragão. O encontro entre a Nascida da Tormenta e o Rei do Norte, porém, não foi tão amistoso como muita gente esperava. Daenerys pensava que iria encontrar um lorde disposto a dobrar o joelho e jurar fidelidade a ela, enquanto Jon buscava aliados para combater o Rei da Noite e o exército dos mortos.

Com interesses tão diferentes, a conversa entre eles soltou faíscas. Coube a Tyrion atuar como advogado de ambas as partes; o anão confia nos dois e sabe que todos têm a perder se Jon e Dany não lutarem juntos. Com sua simplicidade, Davos Seaworth garantiu vários momentos cômicos no encontro.

Por fim, a herdeira Targaryen concordou em ceder vidro de dragão para o seu visitante, mesmo não acreditando no ataque dos mortos. A boa notícia pra ela é que um aliado de Jon possibilitou um reforço para a sua corte: Jorah Mormont foi curado da escamagris graças a Sam e já partiu ao encontro de sua khaleesi.

Ainda em Pedra do Dragão aconteceu um diálogo intrigante entre Melisandre e Varys. A sacerdotisa vermelha contou ao eunuco que já tinha cumprido sua missão de unir gelo e fogo (Jon e Dany), e estava de partida para Volantis. Em tom misterioso, Varys disse que ela não deveria mais voltar, mas Melisandre afirmou que retornaria, já que seu destino é morrer em Westeros. Antes que Varys respondesse, ela revelou que ele também morrerá ali. Será uma previsão?

Daenerys e Jon (finalmente) no salão de Pedra do Dragão.

A justiça da rainha

Depois da batalha marítima do último episódio, Euron Greyjoy foi recebido em Porto Real como um popstar. Além de sua sobrinha, Yara, ele levava consigo os dois presentes de Cersei: Ellaria eTyenne Sand. (Theon Greyjoy foi resgatado do mar por um dos poucos navios de sua irmã que resistiu ao ataque, mas foi desprezado pela tripulação da embarcação).

A partir desse ponto, Cersei Lannister tomou o episódio pra si.

A rainha acorrentou Ellaria e Tyenne numa cela, deixando-as amordaçadas. Depois de relembrar com perversidade a forma como Oberyn Martell foi morto por Gregor Clegane, Cersei envenenou Tyenne da mesma forma que Ellaria fizera com sua filha, Myrcella: dando nela um beijo com um batom envenenado. Assim, Ellaria foi condenada não apenas a ver sua filha morrer, mas também a assistir a decomposição gradual do seu corpo, até o dia em que ela própria morra. Sem poder fazer nem falar nada…

Excitada, depois de concluir sua vingança contra a assassina de sua filha, Cersei passou a noite com Jaime. Pela manhã, ela nem se preocupou em esconder dos criados que tinha dormido com o próprio irmão.

Voltando a Cersei, ela ainda recebeu a visita de Tycho Nestoris, do Banco de Ferro de Bravos. Ele lembrou a rainha das dívidas contraídas pela Coroa, e disse que o Banco vai apoiar o exército que for mais forte na guerra. Cersei ouviu tudo com frieza e disse que vai pagar suas pendências em 15 dias. A gente sabe que um Lannister sempre paga suas dívidas, mas como ela arranjaria o dinheiro? A resposta veio no final do episódio.

Euron chega a Porto Real levando Ellaria, Yara e Tyenne.

Reencontro em Winterfell

No Norte, deu um certo alívio ver que Sansa está governando com sabedoria e autoridade. Por outro lado, bastou que ela ficasse sozinha com Mindinho pra que o “Senhor Protetor do Vale” voltasse a encher sua cabeça de dúvidas e sugestões ambíguas.

Sansa foi salva da conversa com Mindinho graças a uma notícia inesperada: Bran Stark e sua fiel companheira, Meera, chegaram a Winterfell.

Sansa se emocionou com o reencontro com o irmão, mas ele pareceu frio e distante. Numa conversa em que pouca coisa foi revelada, ele contou que se transformou no Corvo de Três Olhos, e comentou sobre suas visões do casamento da irmã com o maníaco Ramsay. Ela ficou abalada e começou a perceber que o irmão não é mais o mesmo.

De fato, o comportamento de Bran prova que ele não é – e nunca mais será – uma pessoa comum. Ele sabe de tudo, vê tudo e carrega uma imensa responsabilidade em suas costas.

Bran voltou a Winterfell.

Batalhas estratégicas

No final do episódio, vimos o ataque dos Imaculados a Rochedo Casterly, sede da família Lannister. Tyrion descreveu para Daenerys como seria o ataque, e sua narração foi sobreposta à bem sucedida invasão de Verme Cinzento e seus soldados. Seria a primeira vitória dos aliados de Daenerys? Não.

Jaime e Cersei já esperavam que o Rochedo fosse atacado e, por isso, deixaram ali o mínimo de soldados, utilizando-os apenas como uma distração (da mesma forma que Robb Stark fizera na Batalha do Bosque dos Murmúrios, na primeira temporada, quando o próprio Jaime foi feito refém). Enquanto os Imaculados lutavam, não perceberam que uma frota Greyjoy destruía seus navios, deixando-os isolados nas Terras Ocidentais.

Ao mesmo tempo, a maior parte do exército Lannister (liderada por Jaime, Bronn e Randyll Tarly – que aceitou a proposta da rainha e mudou de lado) atacava Jardim de Cima, a sede da família Tyrell. A vitória Lannister aconteceu com tranquilidade e a matriarca Olenna foi uma das poucas sobreviventes.

Ao encontrá-la, Jaime propôs uma morte limpa, e a serviu com uma taça de vinho envenenada. Ela aceitou seu destino e bebeu com gosto. Antes que a substância fizesse efeito, Olenna relembrou a morte horrível de Joffrey (também por envenenamento) e revelou que foi ela a responsável pelo assassinato do então rei. Olenna também pediu (ordenou?) que Cersei fosse informada disso.

A “Rainha dos Espinhos” não perdeu a personalidade forte nem na hora da morte. É mais uma grande personagem que se despede da série. Palmas para a atriz Diana Rigg.

Olenna Tyrell (vivida por Diane Rigg) se despediu de Game of thrones

Sem os irmãos Greyjoy, Dorne e a família Tyrell, Daenerys está sendo massacrada por Cersei. No trailer do próximo episódio, ficou claro que ela vai apelar para a força bruta. Traduzindo: Westeros vai conhecer os filhos dela, Drogon, Rhaegal e Viserion!

Quem não gostou dos dois primeiros episódios de Game of thrones deve ter ficado satisfeito com The queen’s justice. Falta muito pra domingo?

Considerações finais:

– Com a vingança de Cersei, Game of thrones disse adeus dos dorneses. Com exceção de Oberyn, os personagens foram muito mal aproveitados na série, mesmo contando com atores talentosos como Indira Varma (que interpretou Ellaria) e Alexander Siddig (que deu vida a Doran Martell). É uma pena pois, na minha opinião, Dorne é um dos núcleos mais interessantes e ambíguos dos livros de As crônicas de gelo e fogo;

– Depois de ser derrotada, Olenna deu a entender que não esperava vencer, já que os combates “não eram o forte” de sua Casa. Será que a gente tá falando da mesma família Tyrell que é uma das mais ricas e fortes de Westeros, que cedeu homens à Guarda Real ao longo da história e que foi fundamental na Batalha da Água Negra? Tremendo furo no roteiro…;

– Bran passou pela Muralha e ela não caiu. Será que o feitiço do Rei da Noite não faz mais efeito? Vamos aguardar;

– Mais reencontros devem vir por aí. No trailer do episódio 04, é possível ver Arya olhando para Winterfell. Será que ela chega lá?

Imagens extraídas da internet.

Um comentário em “Análise | Game of Thrones: The Queen’s Justice (S07E03) – Com spoilers

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s