Resenha | ‘A assombração da Casa da Colina’: clássico de Shirley Jackson sai em nova edição

Sempre ouvi falar de A assombração da Casa da Colina como um grande clássico, mas confesso que, ao começar a leitura, eu pouco sabia de sua história. Eu assisti à série A maldição da residência Hill, inspirada por este livro, mas já aviso que um pouco tem a ver com o outro.

Comecei a leitura do romance um tanto tensa, sem saber se seria melhor ler durante o dia ou à noite: eu achava que por se tratar de uma história de terror, levaria muitos sustos. Mas não é o que acontece. Não leia o livro esperando por monstros e violência, porque não é o que você encontrará aqui. Esta é uma história de terror psicológico e eu me via direto à espera do que poderia acontecer, tentando ouvir e sentindo o mesmo que os personagens. Acho que nem preciso falar que isso causa calafrios!

A escritora americana Shirley Jackson (1916-1965). (Foto: Reprodução)

Vamos à história.

A Casa da Colina tem a fama de ser mal assombrada, fantasmagórica, e o Dr. Montague decide alugá-la para estudar e compreender os fenômenos relatados por outros que passaram por lá. Ele não vai sozinho, é claro. Envia cartas a diversas pessoas, convidando-as a participarem do experimento. Apenas três decidem acompanhá-lo: Eleanor, que vê ali uma oportunidade de dar algum sentido à sua vida solitária; Theodora, uma jovem divertida, corajosa e sensitiva; e Luke, o herdeiro da casa.

Ao chegar à mansão, se deparam com os caseiros, que não parecem interessados em ter ninguém por perto. O lugar é diferente de todos os outros que já conheceram: tanto pela forma como foi construído, quanto pela energia fortemente sentida em cada cômodo.

Os dias passados ali colocarão à prova a sanidade e a vida de cada um de seus visitantes. Como cada um sairá dessa experiência? E como esta obra pode influenciar a nós, leitores?

Shirley Jackson, a autora, é considerada por muitos como a rainha do terror. Entre seus grandes admiradores estão Stephen King e Neil Gailman, e não é por acaso: a leitura vale muito a pena!

Os livros da Shirley Jackson estão ganhando novas edições e trocaram de selo dentro do Grupo Companhia das Letras. Antes saiam pela Suma, e agora são publicados pela Alfaguara.


A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA
Autora:
Shirley Jackson
Tradução: Débora Landsberg
Editora: Alfaguara
Páginas: 200
Onde comprar: Amazon | Companhia das Letras

*Livro recebido através da parceria com o Grupo Companhia das Letras.


Postado por Carla Furlan

É publicitária, atriz e bailarina. É fã de O Senhor dos Anéis, Game of Thrones e do diretor Quentin Tarantino. Na música, adora Nando Reis, Beatles, Elvis e até hoje ama os Backstreet Boys.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s