Resenha | ‘América Latina Sob Fogo Cruzado’ detalha a participação dos países da América Latina na Segunda Guerra Mundial

Todos conhecemos, em diferentes medidas, os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial: a expansão nazista sobre países como França e Polônia; a Batalha de Stalingrado; o ataque a Pearl Harbour; o genocídio dos judeus; o Dia-D; o suicídio de Hitler… Mas qual foi a participação dos países da América Latina no conflito? Essa resposta não é tão óbvia, nem mesmo para nós, habitantes da região. Por isso, é muito bem-vindo o lançamento de América Latina Sob Fogo Cruzado, que acaba de sair pela editora Seoman.

Escrito pela jornalista americana Mary Jo McConahay, o livro cobre diversos aspectos da atuação do Brasil e dos nossos hermanos na guerra, sempre com uma linguagem acessível e cheia de detalhes.

A jornalista Mary Jo McConahay. (Foto: pnsnam / CC BY-SA 2.0)

Ter as nações da América Latina como parceiras era importante tanto para os Aliados, quanto para os países do Eixo. A região, por exemplo, era fornecedora de matérias-primas fundamentais para o conflito e servia de base para diversas redes de espiões.

Uma das características mais interessantes do livro, é que McConahay detalha estratégias, artimanhas e movimentos grandiosos, mas sempre focando em grupos ou indivíduos. Isso engloba políticos, espiões e generais, mas também pessoas comuns que tiveram suas vidas afetadas pela guerra. Ótimos exemplos são os capítulos emocionantes — e revoltantes — que contam como descendentes de japoneses (no Peru) e de alemães (na Guatemala) foram separados de suas famílias e feitos prisioneiros.

A participação da Força Expedicionária Brasileira também ganha um merecido destaque em América Latina Sob Fogo Cruzado. Diziam, pejorativamente, que os brasileiros só lutariam na guerra quando as cobras fumassem. No fim das contas, o Brasil foi o único país latino a enviar soldados para a Europa, o que rendeu aos combatentes o apelido de “Cobras Fumantes”. A atuação da FEB na Itália é narrada num capítulo bastante respeitoso e afetuoso.

Pato Donald, Zé Carioca e Panchito em cena de ‘Você já foi à Bahia?’. (Disney/Reprodução)

Outra das minhas passagens favoritas é a que conta como Walt Disney e Orson Welles foram enviados para a América Latina para produzir filmes que mostrariam os países da região como grandes amigos dos Estados Unidos. Ou seja, seriam peças de propaganda disfarçadas. Disney foi bem sucedido e lançou Alô, Amigos (1942) e Você Já Foi à Bahia? (1944) — os dois podem ser assistidos no Disney+.

Entretanto, o genial Welles se desviou da proposta inicial, se deparou com imprevistos inimagináveis e nunca pôde finalizar o que seria o filme It’s All True. O estúdio RKO demitiu o diretor e, segundo a lenda, jogou a maior parte do material filmado no Oceano Pacífico.

Mary Jo McConahay cobre ainda vários outros assuntos e explica, inclusive, como tantos nazistas fugiram para países latinos após o fim da guerra.

América Latina Sob Fogo Cruzado é um livrão. Indico principalmente pra quem se interessa por história e quer ver detalhes da Segunda Guerra Mundial sob um novo ponto de vista.

Foto de capa do post: Força Expedicionária Brasileira – Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália (Domínio público/Acervo Arquivo Nacional)


AMÉRICA LATINA SOB FOGO CRUZADO
Autora:
Mary Jo McConahay
Tradução: Mário Molina
Editora: Seoman
Páginas: 392
Onde comprar: Amazon | Grupo Editorial Pensamento

Livro recebido através da parceria com a editora Seoman.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Um comentário em “Resenha | ‘América Latina Sob Fogo Cruzado’ detalha a participação dos países da América Latina na Segunda Guerra Mundial

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s