Resenha | ‘Pequena coreografia do adeus’: mais uma belíssima obra de Aline Bei

Aline Bei acertou em cheio mais uma vez. Depois da bela estreia com O peso do pássaro morto (publicado pela editora Nós, em 2017), a escritora paulista acaba de lançar, agora pela Companhia das Letras, mais uma joia: Pequena coreografia do adeus.

O livro é narrado em primeira pessoa por Júlia Terra, personagem que acompanhamos desde os primeiros anos da adolescência até a vida adulta. Júlia tem uma convivência difícil com a mãe, Vera, uma mulher dura, ressentida e infeliz, que nunca superou o fato de seu marido ter pedido o divórcio. A relação da protagonista com o pai é ligeiramente melhor, ainda que um tanto distante.

Pequena coreografia do adeus é classificado como romance, mas quem leu O peso do pássaro morto sabe que Aline Bei distribui seu texto pelas páginas como se escrevesse versos. E, de fato, a narrativa tem momentos de muita beleza e pura poesia, quase sempre partindo de imagens e sensações muito concretas. Ainda criança, Júlia descreve o cheiro de Vera, em contraste com o perfume da mãe de uma amiga, como de “banana sem casca / estragando”. Mais tarde, imagina que escrever um diário “deve ser como / jogar um balde / de água suja / no ralo do quintal”.

A escritora Aline Bei. (Foto: Reprodução)

Júlia Terra passa por um longo e lento processo de autoconhecimento e de autoaceitação, que a autora narra sem cair em clichês. A arte é uma peça importante nessa jornada, com a personagem finalmente encontrando — e respeitando — sua individualidade, ao mesmo tempo que aceita a essência de sua relação com Vera.

Um escritor menos talentoso poderia cair na tentação de descrever a jornada de Júlia de uma maneira fofa e cheia de lições de moral, mas Aline Bei não pega esse atalho. Pequena coreografia do adeus tem passagens belíssimas, mas não omite descrições cruas, duras e ásperas quando elas são necessárias. Embora os estilos sejam diferentes, essa característica me fez pensar em Elena Ferrante várias vezes durante a leitura do livro — desde já, um dos meus preferidos do ano.


PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS
Autora:
Aline Bei
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
Onde comprar: Amazon | Companhia das Letras

E-book recebido através da parceria com o Grupo Companhia das Letras.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s