Lista | Preparado pra se sentir velho? Confira 5 livros que completam 10 anos em 2017

Muitas pessoas adquirem o gosto pela leitura graças aos livros que elas conhecem na juventude. Essas obras são tão marcantes que parecem ter sido lançadas ontem, embora já faça um bom tempo desde que chegaram às livrarias. Hoje eu listo 5 títulos que ajudaram na formação de vários leitores e comemoram 10 anos em 2017. As datas são relativas às primeiras edições nos países de origem dos livros, ok?

1 – O nome do vento
Autor: Patrick Rothfuss
Data de lançamento da primeira edição: 27 de março de 2007
Editora no Brasil: Arqueiro
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2hns4j1

O primeiro volume da trilogia A crônica do matador do rei foi o primeiro livro do norte-americano Patrick Rothfuss. E o cara começou mandando bem: a obra venceu o tradicional Quill Award de 2007 (na categoria “melhor livro de ficção científica, fantasia ou terror”) e conquistou fãs como George R. R. Martin. Aliás, assim como o autor de As crônicas de gelo e fogo, Rothfuss ainda não finalizou sua principal saga. O segundo volume da trilogia, O temor do sábio, saiu em 2011, mas As portas de pedra, o terceiro livro que encerrará A crônica do matador do rei, ainda não tem data de lançamento. Rothfuss lançou ainda A música do silêncio e o conto A árvore reluzente (incluída na coletânea O príncipe de Westeros e outras histórias, publicada aqui no Brasil pela Saída de Emergência) que se passam no mesmo universo.

2 – Harry Potter e as relíquias da morte
Autora: J. K. Rowling
Data de lançamento da primeira edição: 21 de julho de 2007
Editora no Brasil: Rocco
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2vi3m9h

Harry Potter e as relíquias da morte foi o sétimo e último livro da saga Harry Potter. A obra se tornou o livro de vendagem mais rápida da história: 15 milhões de exemplares foram comercializados nas primeiras 24 horas após o lançamento, batendo o recorde que pertencia ao seu antecessor, Harry Potter e o enigma do príncipe. Não era pra menos: todo mundo queria saber como seria o confronto final entre Harry Potter e Voldemort. O livro foi divido em dois filmes, que foram lançados em 2010 e 2011.

3 – Mundo sem fim
Autor: Ken Follett
Data de lançamento da primeira edição: 9 de outubro de 2007
Editora no Brasil: Arqueiro
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2uVGDyE

Mundo sem fim é a sequência de Os pilares da Terra, romance histórico que foi publicado em 1989 e se tornou um dos maiores best-sellers da longa carreira literária de Ken Follett. Apesar de também ser situado na fictícia cidade medieval de Kingsbridge, não se trata exatamente de uma continuação, já que Mundo sem fim se passa cerca de dois séculos após o livro anterior – seus personagens são descendentes dos protagonistas de Os pilares da Terra. As duas obras foram transformadas em séries de TV (Os pilares da terra em 2010 e Mundo sem fim em 2012). E eu tenho uma ótima notícia pra você que é fã desses livros: um terceiro volume, batizado de Coluna de fogo, será lançado no mês que vem e já está em pré-venda!

4 – Cidade dos ossos
Autora: Cassandra Clare
Data de lançamento da primeira edição: 27 de março de 2007
Editora no Brasil: Galera Record
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2f7Nobq

Cidade dos ossos, o primeiro volume da série Os instrumentos mortais, ficou na sombra da saga Crepúsculo por um bom tempo, mas continua dando frutos até hoje. O livro teve 5 sequências (Cidade das cinzas, Cidade de vidro, Cidade dos anjos caídos, Cidade das almas perdidas e Cidade do fogo celestial), gerou a trilogia As peças infernais (que se passa na Era Vitoriana, 128 anos antes do livro original) e o volume As crônicas de Bane, e ainda foi levado aos cinemas (sem muito sucesso) em 2013. A saga, criada por Cassandra Clare, ganhou novo fôlego ao servir de base para a série Shadowhunters, que está em sua segunda temporada.

5 – Os 13 porquês
Autora: Jay Asher
Data de lançamento da primeira edição: 18 de outubro de 2007
Editora no Brasil: Ática
Compre pela Amazon: http://amzn.to/2vsXYAK

Apesar de ter sido lançado em 2007, o livro do norte-americano Jay Asher voltou a ser assunto dez anos depois, graças à série da Netflix baseada nele. Abordando bullying e suicídio na adolescência, Thirteen reasons why (produzido pela cantora Selena Gomez) foi um dos seriados mais comentados e polêmicos deste ano. Enquanto muitos defendem a forma como o tema foi abordado, outros acham que a série romantizou o suicídio. Certa ou errada, Thirteen reasons why já tem a segunda temporada garantida. O sucesso da série fez com que o Os 13 porquês fosse redescoberto e entrasse nas listas de livros mais vendidos.

Foto de capa: Patrick Rothfuss by Gage Skidmore (foto cortada) / CC BY-SA 2.0

6 comentários em “Lista | Preparado pra se sentir velho? Confira 5 livros que completam 10 anos em 2017

  1. Tou me sentido velha parece que foi ontem que assistir o primeiro filme de Harry Potter kkk e olha q só tenho 22 anos! Quero muito lê O nome do vento o preço tá um absurdo kkk ainda n tive coragem pra vê os treze porquês,bjos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário